sexta-feira, 10 de abril de 2009

Pão de Mel para a Páscoa

Começado pelo fim para você se inspirar! hehehe Estavam prontos para ir para geladeira.


Boa Tarde pessoal, resolvi nessa Páscoa fazer presentes diferentes dos velhos ovos de páscoa. Eu tinha assistido no programa da Ana Maria Braga o concurso do melhor pão de mel do Brasil, então tive a idéia de fazê-lo para presentear minha família e amigos.

Retirei a receita do próprio site do “Mais Você” mas, por incrível que pareça, faltava na explicação do preparo uma parte muito importante, acabei jogando no Google o nome do pão de mel vencedor “Delicakes” e achei no blog “Culinária da Zefinha” a receita e um comentário da autora da receita explicando o que faltava. Existe um pequeno problema nas quantidades da receita, ao menos que você tenha uma balança em casa, fica difícil saber o quanto é 5 gramas de canela, então eu fiz da minha cabeça e deu certo, as quantidades que usei estão ao lado do valor da receita original em negrito. Então, ai vai.

Ingredientes:

Massa
490 gramas de açúcar mascavo – O pacote vem com 500, é só reservar um pouquinho.
400 ml de água

05 ovos (separados clara e gema)
700 gramas de farinha de trigo
05 gramas de cravo em pó – uma colher de sopa cheia
05 gramas de canela em pó - uma colher de sopa cheia
25 gramas de chocolate em pó (32 ou 50) - duas colheres de sopa cheias
20 gramas de bicabornato de sódio – uma colher de sopa cheia
10 gramas de fermento em pó – uma colher de sopa cheia
250 ml de leite
300 ml de mel

Para Calda
200 ml de água
10 gramas de acúcar mascavo – o restinho lá que sobrou do pacote 2 colheres de sopa
03 pedaços de canela em pau
10 grãos de cravo da índia

Para Cobertura
1.5 kg de chocolate ao leite ou hidrogenado ao leite
1 kg de chocolate 1/2 amargo

Faça uma calda com as 490 gramas do açúcar mascavo e os 400 ml de agua. Leve em fogo baixo até dissolver completamente (cerca de 15 minutos). Passe para uma vasilha grande e deixe esfriar. Bata as claras em neve e reserve.

Quando a calda estiver fria peneire a farinha de trigo, a canela em pó, o cravo em pó e o chocolate, misture bem com a ajuda de um batedor (fue). Na sequência adicione o bicabornato dissovildo no leite e o fermento em pó peneirado. Acrescente as gemas uma a uma e depois aos poucos adicione as claras reservadas e o mel.

Despeje em uma forma grande e alta (30×40) untada com manteiga e chocolate em pó ou forrada com papel. Leve para assar em forno pre-aquecido 180º por aproximandamente 40/50 minutos.
Enquanto o bolo estiver assando, ferva os ingredientes da segunda calda por uns 05 minutos e deixe esfriar. Quando retirarem o bolo do fogo, passem a calda com um pincel por cima do bolo e leva a geladeria para que ela fique distribuida uniformemente pelo bolo. Depois de 01 hora, aproximadamente, vocês já podem cortar e banhar os pães de mel.
Corte o bolo em quadrados. Derreta os chocolates e misture bem.
Banhe um a um. Depois de banhados, leve a geladeira para terminar
de secar.
Rende aprox 96 pedaços.

http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Doces_Sobremesas/0,,REC38150-7778-81+PAO+DE+MEL+DELICAKES,00.html

Acho que ta bem explicadinho com a adição retirada do blog, a autora da receita é a Etienni Zampoli. O endereço indicado logo acima é um vídeo onde a autora explica rapidamente todos os passos do pão de mel, é muito bom para ver os pontos de cada passo para obter o pão como deve ficar. Espero que minhas fotos também ajudem, quem comeu até agora adorou! Inclusive eu! Heheheh

Abraços e Feliz Páscoa

Josué Nolde
A calda de açucar a todos ingredientes da massa misturados, só falta a clara em neve e o mel. Observe a consistência.

Claras em neve, eu odeio bater claras, principalmente por que aqui em casa o batedor ta uma parte em cada canto, mas esse "fue" (sim, esse é o nome do batedor manual) resolve bem. Para chegar a esse resultado, separe só as claras sem vistígio algum de gema e comece a bater levemente, lentamente vá aumentando a velocidade, o movimento pode ser circular, a idéia é incluir ar na estrutura que as claras fazem, ela fica parecendo uma espuma consistente ao fim, não precisa adicionar açucar, isso é quando queremos a clara como um merengue. Se não tiver o tal do fue, segure dos garfos na mesma mão e se prepare para suar hehehe.


Adicionado o mel e as claras em neve, olha como a consistência muda, quando adiciona as claras misture com delicadeza para não perde esse efeito.

Assado e pronto para passar a segunda calda, depois é só cortar e passar no chocolate.





4 comentários:

  1. Bom dia Josué! Obrigada pela visita e comentário no http://culinariadazefinha.wordpress.com/
    Adorei sua narrativa do Pão de Mel e como foi atrás pra buscar as informações que faltavam. A Etienni é uma fofa e logo esclareceu nossas dúvidas deixando o recadinho lá no meu blog.
    Agora... Adorei seu pão de mel, quase "lambi" o monitor pra ver se sentia o gostinho, rsssss
    Parabéns, um abraço e volte sempre, porque eu sempre estarei por aqui.
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Como assim, você cozinhaaa??????????
    AAUhAUhauhaa
    e pelo jeito muito bem!!
    Temos que bater um papinho sobre receitas, eu tô aprendendo ainda, mas adoro programas de culinária, dicas...
    Tem um no Discovery Travel... que é com uma asiática, são indescritíveis de lindos e sofisticados... já viu???
    Fernanda Sayuri

    ResponderExcluir
  3. Por favor, perdoe minha ignorância, mas se 05 gramas são 1 colher de sopa cheia, como pode 25 gramas serem apenas 2 colheres de sopa? E afinal, o que é esse tal de chocolate 32 ou 50?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivone,

      a equivalência de gramas para colheres depende do ingrediente. O chocolate é mais pesado que o cravo, então o volume sai diferente.
      Chocolate 32 ou 50 quer dizer quantidade de cacau. Chocolate 32 quer dizer que tem 32% de cacau na mistura.

      Denise

      Excluir