quarta-feira, 1 de abril de 2009

Escova de Dente! Como escolher?

Resolvi criar vergonha na cara e transformar esse blog que até agora tem sido exclusivamente culinário, em culinário-odontológico. Nada mais justo do que começar pelo mais básico. Higiene!!! Quando pensamos em higiene bucal qual a primeira coisa que pensamos? Escova de dente! É o primeiro assunto que costumo abordar quando realizo instrução de higiene com meus pacientes.

Primeira pergunta:
Que tipo de escova o senhor costuma usar? Cerdas macias, média ou dura?
A resposta mais freqüente: Dura doutor, por que parece que limpa melhor.

Pois é pessoal, esse é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem, a melhor opção são as escovas com cerdas macias ou extra macia. Nosso objetivo durante a escovação é remover a placa dental, a placa nada mais é do que uma meleca amarelada e fedida, uma linda colônia de bactérias que estão proliferando na boca de todos nós. Sabe aquela sensação que os dentes estão ásperos depois de muito tempo sem escovar os dentes? Aquilo é a placa que está se acumulando a ponto de ser percebida pela língua. Portanto, se ela é uma meleca, não precisamos esfregar com cerdas duras e fazer muita força, podemos usar uma escova macia ou extra macia e sem fazer força. Escova dura e excesso de força só servem para machucar a gengiva e desgastar o dente causando as lesões que chamamos de não cariosas como as da foto a seguir.


Se prestarem atenção vão notar um desgaste dental bem pertinho da gengiva, uma depressão em formato de cunha, provavelmente resultado de escovação traumática, assim como a recessão da gengiva, no popular, a gengiva subiu.



Segunda pergunta:
Que tamanho de escova você usa?
A resposta mais freqüente: Grande!

Bom, vamos ser mais objetivos, o tamanho da escova está relacionado com o número de tufos que a escova tem, sabe aquele número de aparece do lado da dureza da escova que você nunca entendeu o que significava? Aquele é o número de tufos que sua escova tem! A distribuição desses tufos também faz diferença, o que eu costumo indicar é uma escova com formato de cabeça oval e o tamanho não deve ultrapassar 31 tufos, se achar menor que isso, melhor, eu costumava indicar a escova Panvel 26 macia, mas acho que pararam de produzir, era baratinha e muito boa. Isso é uma indicação geral, pessoas com bocas de diferentes tamanhos comportam diferentes escovas, mas essas regrinhas se encaixam para a grande maioria. Hoje em dia tenho usado a Oral B Indicator 30 macia.

Juro que não é propaganda, hehehe! Mas essa escova é um bom exemplo de uma escova ideal. Prestem atenção, formato oval, 30 tufos e macia!

Quanto a escovas elétricas, existe algum benefício em usá-las?
O que eu aprendi na faculdade é que não ajudavam na remoção de placa permanentemente, só melhorava a remoção de placa nos primeiros meses pela empolgação da “novidade” de uma escova nova e que é indicada para pessoas com dificuldades motoras. Porém, fui pesquisar artigos atuais sobre isso e descobri que alguns artigos indicam que a escova elétrica com o movimento rotacional/antirotacional apresenta um aumento na remoção de placa no curto e longo prazo de aproximadamente 11%. Quer dizer que todo mundo deve sair correndo e comprar uma escova dessas? Nada disso, ela apresenta um aumento bem discreto e que não é possível afirmar se esse aumenta na remoção de placa faz alguma diferença significante. Minha opinião é que mesmo um pequeno aumento é interessante e quem gostar da idéia pode aderir sem medo, não existe nenhum efeito colateral associado ao uso dessas escovas.

Quando eu devo trocar minha escova?

Essa é uma questão de bom senso, não é legal estabelecer um tempo padrão. O desgaste das cerdas da escova está relacionado com quantas vezes a pessoa escova por dia, a quantidade de força aplicada e a dureza da cerda, portanto é uma equação especial para cada um. A regra que devemos seguir é que quando a escova começar ficar com as cerdas “descabeladas” está na hora de trocar, quando ela começa a descabelar perde eficiência de remoção de placa e ai não serve mais para nada.



Achei um desenho mostrando uma escova nova e uma descabelada, não deixe ela chegar até esse estado, quando começar a ficar assim está na hora de trocar.



Resumindo, escova de cerdas macias, cabeça oval e pequena (menor ou igual a 31tufos), trocar quando descabelar e usar escova elétrica se quiser e somente as com movimento rotacional/antirotacional. Não gastem com escovas caríssimas, vale mais a pena comprar uma escova mais barata que siga essas regras e trocar com freqüência do que comprar aquelas que aparecem na TV e usar a mesma o ano inteiro. Não esqueçam, uma boa higiene é o melhor caminho para ter uma sorriso bonito e saude bucal.


Espero que tenham gostado e qualquer dúvida ou se algum colega encontrar algum erro ou discordância, por favor entrem em contato para que eu corrija.

3 comentários:

  1. Esse é o meu colega de academia e Futuro dentista...Esse cara é o "Cara"...heheheh

    Belo artigo Josué!!!

    Adorei as receitas...

    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, ajudou muito na minha duvida sobre escova de dentes

    ResponderExcluir