terça-feira, 11 de agosto de 2009

Instrução de Higiene Bucal







Bom, como havia prometido faz algum tempo nos últimos posts odontológicos, hoje vamos conversar sobre a prática da higiene bucal. Esse sem dúvida é o mais importante tópico que vamos abordar. Para facilitar a explicação, também vamos utilizar muitas fotos para exemplificar o posicionamento da escova.
Bom, nossa primeira foto mostra uma das maneiras que os dentistas dividem a boca, dividimos em 6 partes, a numeração segue o sentido horário e assim temos

1 – Dentes Posteriores (de trás) Superiores Direitos
2 – Dentes Anteriores (da frente) Superiores
3 – Dentes Posteriores (de trás) Superiores Esquerdos
4 – Dentes Posteriores Inferiores Esquerdos
5 – Dentes Anteriores Inferiores
6 – Dentes Posteriores Inferiores Direitos
Ok, agora só para especificar todas os “lados” dos dentes.

A- Parte da frente (ou como chamamos – Vestibular)
B- Superfície de Triturar ou Corte ( onde mordemos) (Oclusal e incisal)
C- Superfície da Língua [Onde encostamos a língua] (generalizando – Lingual)

Um detalhe muito importante durante a escovação é a ORGANIZAÇÃO, sim isso mesmo, não adianta escovar sem atenção e repetir a escovação 10 vezes nos mesmos lugares e deixar algumas partes sem nem chegar perto da escova. E acreditem, este é o erro da MAIORIA das pessoas, então vamos lá. NÃO existe uma fórmula mágica ou uma ordem que funcione para todas as pessoas ou a considerada correta, basta que a ordem que você escolheu passe por todos os lados de todos os dentes. Porém, quando um paciente demonstra muita desorganização durante a escovação, eu oriento para que siga a seguinte ordem.

Iniciar escovando a superfície A da parte 1, seguir para parte 2, depois 3, 4, 5 e 6. Ok, a parte da frente de todos os dentes está linda. Continuamos, agora limpando a superfície B, iniciando na 1, depois 2, 3,4,5 e 6, onde mordemos está limpo. Agora vamos para a última parte, superfície C, novamente começando por 1, depois 2, 3, 4 ,5 e 6. Escovação finalizada. Ela segue três “rotações” no sentido horário, cada vez escovando uma parte de todos os dentes. (Obs: as fotos não estão na mesma ordem explicada)

Comece a prestar atenção em como você escova, se realiza um ordem, ou se repete várias vezes os mesmos lugares.
Quanto ao posicionamento da escova, é interessante na parte superior inclinar a escova na direção da gengiva, e o mesmo nos dentes inferiores, isso faz com que as cerdas limpem bem "dentro" da gengiva. As cerdas devem encostar levemente na gengiva, dois motivos, nessa junção (entre dente e gengiva) onde se inicia a formação da placa bacteriana, portanto onde encontramos o maior acúmulo e o outro motivo é para limpar essa região “dentro” da gengiva.

Quanto a se deve fazer movimentos circulares, de cima para baixo, de baixo para cima... eu sugiro que faça para trás e para frente, uma esfregação. É o método mais fácil e contempla bem todos os requisitos de uma boa escovação. NÃO ESQUEÇAM, escova macia, delicadeza para escovar e não tenham pressa. Depois disso é fio dental, mas essa é outra história.

Grande abraço!
Josué Nolde

Nenhum comentário:

Postar um comentário