sábado, 2 de maio de 2009

Bife Enrolado e Purê de Batata com Gorgonzola

Boa dia pessoal. Fiz este prato durante a semana, felizmente ainda tenho um bom tempo livre e gosto de cozinhar quando posso durante a semana. Como tinha bastante bacon e pimentão na geladeira, resolvi usar uma coxão de dentro para fazer um prato que a minha mãe fazia muito quando eramos crianças. Bife enrolado, geralmente com cenoura e bacon dentro, acompanhado de purê de batata, que é muito bom de comer com o molho espesso que fica da carne. É uma receita bem tradicional e tenho certeza que todo mundo vai gostar. É bem fácil de fazer.

Ingredientes:

- Um carne da sua preferência. Pode ser patinho, coxão de dentro, alcatra ou filé mignon, depende o que estiver disponível e o quanto quiser gastar hehehe, como a carne vai a panela de pressão mesmo uma carne mais dura vai ficar bem macia.
- Fatias de Bacon.
- Fatias de Pimentão.
- Palitos de dente.
- Barbante.
- Caldo de carne.
- Tempero alho e sal.
- Paprica Picante
- Uma cebola média.

Modo de fazer:

Fatie a carne em bifes. Passe o tempero alho e sal em todo um lado do bife, para realçar o gosto de pimentões eu coloquei páprica picante também. Os pedaços precisam ter um tamanho mínimo para serem enrolados, acho que uns 5 dedos de largura é o mínimo. Coloque então uma fatia de bacon e uns pedaços de pimentão no centro do bife, enrole e prenda nessa posição com um palito de dente. Há quem deixe com uns 3 palitos e faça o cozimento assim mesmo (inclusive minha mãe), mas eu acho dificil de remover e tem o perigo de ficar alguma lasquinha do palito, então resolvi após colocar o palito amarra-lo com um barbante e remover os palitos. Além de ficar mais "fechado" resolveu o problema do palito. Depois disso basta esquentar o óleo na panela de pressão e fritar os bifes deixando eles bem corados. Depois disso adicione a cebola picada, vai iniciar a formação do molho, adicione o tempero que preferir e é legal usar um ou dois cubos de caldo de carne para cobrir a carne de água. Podemos então fechar a panela e deixar na pressão por uns 30 minutos. Depois disso podemos abrir e engrossar o molho deixando evaporar. Pronto! A carne fica muito macia e saborosa.


Carne com o "recheio" dentro.

Pacote pronto preso com um palito.


Carne amarrada, pronto para ir para a panela.
Os bifes dentro da panela de pressão, deixe eles bem fritos jogando na panela quando a gordura já estiver quente. A aparência fica bem melhor.

Bom, para completar o prato precisamos do purê.

Ingredientes:

-3 batatas grandes
- leite
- manteiga
- gorgonzola

Modo de Fazer:

Descasque as batatas e corte em 4 pedaços, cubra com água dentro de uma panela que pode ser de pressão e cozinha-las na pressão durante uns 20 minutos. Espremer as batatas e batê-las com um pouco de leite e manteiga. Para dar um sabor diferente eu adicionei pedaços de gorgonzola, ficou muito bom. Não esqueça de salgar. Está pronto. Escolha o ponto dosando a quantidade de manteiga e leite. Se ficar muito líquido pode adicionar um pouco de farinha de trigo para deixar mais consistente.





Prato finalizado! Balanceado e gostoso! hehehe!
Espero que tenham gostado
Abraços
Josué Nolde




sexta-feira, 1 de maio de 2009

Como afiar afiar suas facas

Boa tarde leitores, se existe coisa que incomoda ao cozinhar é ter que preparar uma carne com uma faca sem corte. Então resolvi colocar aqui algumas dicas para manter a sua faca em boas condições e não ter que ficar fazendo força para cortar uma carne.
Fui catando na internet algumas dicas sobre cuidados com facas.

1- Não corte alimentos sobre superfícies duras como porcelana esmaltada, vidro, louça ou metal.
2- Lave com água e sabão e seque em seguida para não criar manchas de ferrugem.
3- Pode lavar com água quente que não tira o corte.
4- Guarde a faca em um lugar separado dos outros utensílios para não perder o corte. Os melhores lugares são em suas próprias bainhas, barras magnéticas ou em faqueiros.
5- Afie periodicamente sua faca.

Nunca consegui usar direito uma Chaira, que é aquela que quase todo mundo usa para afiar facas de churrasco e também não consigo com pedras de afiar, acabei comprando um afiador suíço que é feito de tungstênio e consegui afiar de primeira a minha faca que ficou com um corte muito bom.

A seguir tem um vídeo muito bom que ensina a usar a chaira e a pedra de afiar. eu comprei esse afiador que aparece na foto, basta encostar um dos angulos dele na faca e deslizar de levemente de uma ponta a outra em um angulo de uns 20° ( um pouco mais deitado que na foto) umas quatro vezes de cada lado é suficiente para melhorar o corte.






Bolo de Caneca

BOLO DE CANECA
Todos ingredientes dentro da caneca, eu untei com manteiga e chocolate em pó, mas depois vi que não era necessário.
Tudo batido e com a adição de amendoas.

Dois bolos de caneca e bastante sorvete de creme, serviu 8 pessoas.


Boa tarde pessoal, eu já tinha ouvido falar de um tal bolo de caneca que a pouco tempo estava em todos blogs e revistas de culinária, fiquei curioso mas acabei não fazendo, visitando o blog da Zefinha http://www.culinariadazefinha.blogger.com.br/ achei a tal receita e resolvi fazer, é uma receita prática que é feita em apenas 3 minutos no microondas. O resultado é surpreendente! Segue os ingredientes e fotos.
Ingredientes:
  • 1 ovo pequeno
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de fermento em pó

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes e bata bastante com um garfo! Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima. PRONTO! Façam numa caneca grande para evitar que transborde e faça sujeira no microondas, É interessante adicionar castanhas, pedaços de chocolate ou qualquer outra coisa que você acha que vai ficar gostoso. Como tem uma boa quantidade de óleo é fácil desgrudar das paredes da caneca, como com sorvete, fica uma delícia. Eu tentei fazer um vídeo do bolo no microondas, mas infelizmente ficou horrível, então fiquem com as fotos.

Uma boa tarde e um abraço

Josué Nolde